top of page
LOGO DO EVENTOxx.jpg

 MINI-CURSOS

 

1 – Tema: “Quilombos: Direitos Humanos e Políticas Públicas”.

Facilitador: Professor Eduardo Fernandes Araújo - Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa. Especialista em Direitos Humanos pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da UFPB. Doutorando no Programa Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professor adjunto do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPB - Santa Rita - nas cadeiras de Direitos Humanos, Direito Agrário e Direito dos Grupos Socialmente Vulneráveis em 2019.1. Ministrou na UFPB entre os anos de de 2009 - 2018 as seguintes matérias : Direitos Humanos, Seguridade Social, Direito dos Grupos Socialmente Vulneráveis, Legislação Social, Hermenêutica Jurídica, Direito Ambiental, Direito Penal e Tópicos Especiais em Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem experiência e produção em ensino, pesquisa e extensão em direitos humanos com ênfase em sociologia jurídica, história e memória dos movimentos sociais, educação e direito quilombola. Possuí interesse nos seguintes temas: pedagogias críticas, diáspora africana, literaturas afro-brasileiras, religiões afro-indígenas, acesso à terra e território, justiça de transição, memória coletiva biocultural, mobilização por direitos, metodologias, pedagogias e pensamento pós-colonial e de(s)coloniais, quilombolas, indígenas e povos / comunidades tradicionais, assessoria jurídica popular e mecanismos de proteção/promoção dos direitos humanos. Pesquisador vinculado ao Projeto CNPq : Mobilizações e movimentos agrários, repressão e resistências do pré-1964 à ditadura civil-militar: as trajetórias do MASTER no RS e das Ligas Camponesas em PE (2015 - 2019). Membro fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros (UFPB). Associado da Associação Brasileira de Pesquisadoras(es) Negros (ABPN). Parceiro do Grupo de pesquisa Curupiras : Colonialidadades e outras Epistemologias (UFRPE, UFPE e Outras) e do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB. Compõe o Coletivo de Assessoria Jurídica Popular "Joãozinho do Mangal" da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).

 

2 – Tema:  “Literatura, História e Democracia: uma leitura em Ordep Serra

Facilitador: Professor Joabson Lima Figueiredo - Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005) e Especialista em Estudos Literários (2007) pela mesma instituição. Além disso, é Mestre pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009) no Programa de Pós Graduação em Literatura e Diversidade Cultural ( PPGLDC) defendendo a dissertação com o título MARCELINO IN MEMORIAM: A OUTRA MARGEM DE HERBERTO SALES. Doutor no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a tese CARTOGRAFIAS CULTURAIS BAIANAS: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NOS ROMANCES DE HERBERTO SALES. Professor Assistente da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) campus XVI em Irecê. Ex -professor - visitante da UNEB, Campus XXIII em Seabra (2008-2011). Pesquisador em Literatura Baiana.

 

3 – Tema: Territorialidade Cultural.

Facilitador: Professor Zulu Araújo – possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1985). Tem experiência como produtor e gestor cultural.Foi Diretor e Presidente da Fundação Cultural Palmares, assumindo, dentre outros projetos, a coordenação geral do III Festival Mundial de Artes Negras, o FESMAN, realizado no Senegal e a coordenação Geral da II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora realizado no Brasil. Ocupou a Direção da Casa da Cultura da América Latina e a Coordenação Geral do Festival Latino-americano e Africano de Arte e Cultura 2012. Atualmente é Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon, vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

4 – Tema: Ecofeminismo e Agroecologia, raízes do Bem Viver.

Facilitadoras: Professora Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha -  mais conhecida como Valda Aroucha; Pedagoga; Mestra em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental; Educadora Popular, Empreendedora Socioambiental; Ecofeminista; Cidadã Pauloafonsina [Título recebido em 2012]; Fundadora da AGENDHA [Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia], na qual exerce funções técnicas; funcionária da UNEB ? Campus VIII e nesta Universidade com as funções de Professora da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena ? LICEEI, Pesquisadora do OPARÁ [Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos e Educação] e representando esta Instância, Membro Titular da Comissão Interinstitucional para Prevenção e Enfrentamento às Violências (Portaria: 8/12/18 ? DOE/BA). Colaboradora do NUSF [Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco] de Atuação Especial do Ministério Público da Bahia que presta apoio às Promotorias de Justiça integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, como Coordenação da Equipe de Educação Ambiental da FPI [Fiscalização Preventiva Integrada]. Atualmente Conselheira das seguintes instituições de controle social: Titular do Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Conselho Consultivo da Estação Ecológica Raso da Catarina e Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Nas Articulações é uma das Coordenadoras do FBAF [Fórum Baiano de Agricultura Familiar], representante Institucional da AGENDHA na ASA [Articulação do Semiárido] e da AABA [Articulação de Agroecologia da Bahia]. É ainda Coordenadora do Território Itaparica BA/PE. Foi também fundadora da ONG Caatinga, da ACTbr (Aliança do Controle do Tabagismo) e fellow da ASHOKA. Prestou serviços de consultoria ao SEBRAE, PNUD, FAO e Ministério Público Ambiental da Bahia. Por seus trabalhos institucionais, ganhou os prêmios e reconhecimentos: Mulher do Ano 1996 pela Revista Claudia; Ecólogo e Desertólogo João Vasconcelos Sobrinhos, Mulher de Raíz e o Título de Disoñador de Nuestro Campo em San Juan de Pasto/Colômbia, Prêmio Caixa Melhores Práticas, dentre outros. Possui livros e diversos artigos publicados.

bottom of page